segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Investigação afegã aponta que EUA abusam de presos em Bagram

Investigadores do Afeganistão acusaram o Exército americano de abusar de detentos que estão em sua principal penitenciária no país, reforçando o pedido do presidente, Hamid Karzai, de que os Estados Unidos transfiram o controle de Bagram às forças afegãs.
O grupo de investigadores também pediu no sábado que qualquer pessoa que houvesse sido presa sem evidências de seu crime fosse libertada, colocando ambos os países em uma situação delicada em relação ao que fazer com centenas de suspeitos de cooperarem com as operações do Taleban e da rede terrorista Al Qaeda.
Na quinta-feira (5), Karzai surpreendeu Washington ao demandar que os militares americanos passassem o controle da prisão localizada na base aérea de Bagram dentro de um mês, um prazo considerado curto diante das grandes preocupações dos EUA sobre os prisioneiros e a capacidade afegã em garantir a segurança.
O Afeganistão e os EUA trabalham em uma transição de poder sobre a penitenciária, que mantém 3.000 presos atualmente, há dois anos já.
A demanda foi o episódio mais recente de divergências políticas enquanto as negociações continuam para determinar detalhes sobre o papel dos americanos no Afeganistão após 2014, quando a maior parte das tropas estrangeiras já devem ter saído do país.
Karzai exigiu o fim dos ataques noturnos pelas tropas dos EUA e o controle sobre os detentos de Bagram como uma condição do acordo. O porta-voz do presidente afegão, Mohammad Sediq Amerkhil, disse no sábado que os comentários foram uma resposta direta ao relatório da equipe de investigação de abuso e detenções prolongadas.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário