O ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger, disse neste domingo que o presidente eleito da Rússia, Vladimir Putin, é um "patriota" que poderia vir a ser um parceiro construtivo para os Estados Unidos em alguns assuntos.
Segundo Kissinger, Putin,reeleito para um terceiro período como presidente da Rússia num pleito com denúncias de irregularidades e em meio a protestos, "não é um estadista contra o ocidente".
"É, principalmente, um patriota russo que se sente humilhado com a experiência da década de 1990, durante os anos mais importantes para a construção de sua carreira", disse Kissinger em entrevista ao canal CNN, em alusão ao colapso da União Soviética em 1991 e a crise subsequente.
"Ele se ressente com o que interpreta como uma intervenção nos assuntos internos rusos e com o que vê como tendência americana em apoiar seus opositores políticos para estimular sua derrota", disse.
"Mas o diálogo é possível, principalmente sobre temas específicos, fazendo dele um sócio construtivo", acrescentou Kissinger, que foi secretario de Estado de 1973 a 1977 nos governos de Richard Nixon e Gerald Ford.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário