A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o projeto Rede Brasil–Amazônia de Gestão Estratégica de Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Cientifica e Tecnológica em Assuntos Estratégicos de Interesse Nacional (Pró-Estratégia). Este projeto é formado por uma rede interinstitucional liderada pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), envolvendo a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECINT).
O Projeto Rede Brasil é coordenado pelo professor Durbens Nascimento, da UFPA, e objetiva produzir e disseminar pesquisas sobre o pensamento estratégico na área da Defesa Nacional. Ele dará continuidade aos estudos realizados no âmbito do Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED), que realiza pesquisas estratégicas sobre diversos temas na área de Defesa Nacional, desde 2006. O projeto visa consolidar pesquisas na área de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, por meio do NAEA/UFPA, e implantar, na UFOPA e na UEPA, a Linha de Pesquisa Gestão de Conflitos Sociais e Redes do Narcotráfico em áreas transfronteiriças da Amazônia.
Estímulo - Segundo o professor Durbens, “o Projeto surgiu estimulado pela publicação do Edital n. 050/2011/CAPES-Pró Estratégia, cujo objetivo é incentivar a formação de redes interinstitucionais voltadas à produção de conhecimentos em área estratégicas, consideradas de interesse para o Brasil nas próximas décadas. A partir daí, deu-se sequência à articulação dos pesquisadores que atuam na área, interessados em integrar o projeto.”
“Na Amazônia, é a UFPA que lidera um Grupo de Pesquisa, devidamente registrado na base do CNPq, dedicado à investigação dos principais temas de interesse estratégico nacional na área dos Estudos de Defesa. Os coordenadores do Projeto na UFOPA e na UEPA fazem parte deste grupo”, afirma o professor Durbens. “É um projeto estratégico para a Amazônia e para a UFPA pelos seus objetivos investigativos em uma temática tão cara ao Brasil e com poucos resultados produzidos na Amazônia, se comparados aos estudos realizados por instituições do Sul e do Sudeste. O projeto contribui para tornar a UFPA referência na temática da Defesa e da Segurança na Amazônia”, continua o professor.
Objetivos - Entre os objetivos no Projeto Rede Brasil, estão: investigar a viabilidade e os desafios do Programa Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) na Amazônia brasileira, a partir da Estratégia Nacional de Defesa (END); identificar e analisar os gargalos institucionais na gestão estratégica de Defesa e Segurança Pública na fronteira brasileira ao Norte, utilizando o caso da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron); disseminar os resultados em parceria com o IECINT; formar docentes e pesquisadores habilitados em Gestão de Defesa, Política de Segurança e Desenvolvimento para essa região, carente desses profissionais, além de implantar a Área de Concentração em Gestão Estratégica de Defesa e Segurança nos cursos de pós-graduação da UFPA/NAEA, da UFOPA e da UEPA.
O Programa - O programa Pró-Estratégia da Capes visa estimular a produção de ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos pós-graduados, em áreas relativas à defesa, ao desenvolvimento e a outros temas estratégicos de interesse nacional. Foram aprovados, no âmbito deste Programa, um total de 19 projetos em áreas relativas à defesa, desenvolvimento e temas estratégicos em defesa nacional.
Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Foto: Alexandre Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário