quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

‘Think tank’ chinês: ‘Índia poderia ser dividida em 20 ou 30 estados soberanos’

Acadêmicos indianos estão em pé de guerra sobre o que eles consideram como um incitamento provocativo à morte do seu país por um ensaísta chinês. “A China pode desmembrar a chamada “União Indiana” com um pequeno movimento!” afirmou o ensaio postado na semana passada na China International Strategy Net, um site focado em questões estratégicas.
O escritor, sob o pseudônimo Zhanlue (estratégia em chinês), argumentou que o senso de unidade nacional da Índia era fraco e a melhor opção para Pequim remover um rival emergente e ameaça de segurança seria apoiar as forças separatistas, como as de Assam, para provocar um colapso do estado indiano federal. “Não pode haver dois sóis no céu”, escreveu Zhanlue.
“China e Índia não podem realmente se relacionar de forma harmoniosa.” O artigo sugere que a Índia deve ser dividida em 20 ou 30 estados soberanos. Tal foi o clamor gerado pelo artigo que o governo indiano emitiu um comunicado tranquilizando o país de que as relações com a China estavam calmas. “O artigo em questão parece ser uma expressão de opinião individual e não de acordo com a posição oficialmente declarada da China à Índia transmitida a nós em várias ocasiões, inclusive ao mais alto nível, na semana mais recentemente, pelo Conselheiro de Estado Dai Bingguo, durante sua visita à Índia “, afirmou o ministério do exterior em Nova Delhi, em comunicado, referindo-se às promessas mútuas de respeitar a integridade territorial e soberania.
A publicação do artigo coincidiu com as negociações entre Pequim e Nova Deli sobre as áreas de fronteira disputadas no Himalaia. No início deste ano, a China fez o financiamento para um projeto do Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB) em Arunachal Pradesh, um estado indiano reclamado pela China como “o sul do Tibete”.
A Índia também proibiu algumas importações chinesas, uma vez que tenta proteger sua economia da recessão global. Autoridades em Pequim e Nova Deli têm visões rivais do futuro, cada um vendo-se como o modelo político e social de desenvolvimento mais durável. A presunção em Nova Delhi é que a China, um estado com partido único, vai quebrar inevitavelmente.



FONTE: The Financial Express/Forças Terrestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário