segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Exército Brasileiro promove Exercício de Operações de Paz com Países da América Latina

O Exército Brasileiro promove, em Brasília/DF, entre os dias 02 a 13 de maio, o Exercício de Operações de Manutenção da Paz Américas 2011. Participam do evento, juntamente com o Exército Brasileiro, o Exército dos Estados Unidos da América e de outros 14 (quatorze) paises do continente Americano. O objetivo do exercício visa a troca de experiências e de conhecimentos sobre esse tipo de Operação.
O evento se divide em duas etapas, cada uma tendo a duração de uma semana. Na primeira semana são priorizadas palestras para o compartilhamento de conhecimentos que subsidiarão as simulações computadorizadas que acontecerão na semana seguinte. A intenção é preparar as delegações para situações reais em que a ajuda humanitária de operações de paz são necessárias para garantir a estabilização da paz e da ordem social.
No decorrer do Exercício serão apresentadas situações de desastres naturais, conflitos, problemas eleitorais e inúmeros outros cenários. O objetivo é o aprendizado das formas mais eficientes de atuação em países em que for necessária a participação de uma Força de Paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
A abertura do Exercício aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, com a participação do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, e do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General José Carlos de Nardi. Para o General Enzo, o Exercício “é o reconhecimento da importância do Brasil no contexto das Américas e também uma oportunidade de verificar o que existe de mais moderno em relação aos meios de comando e controle, e de adestrar oficiais para que possam compor os Estados-Maiores em alguma nova missão”.

HISTÓRICO

O Brasil tem uma grande experiência em operações de paz. Após a Segunda Guerra Mundial, o País vem se destacando nessa atividade, desde a atuação de militares observadores até o envio de tropas de manutenção de paz, sendo a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) a de maior relevância no momento. A participação do Exército, desde 1995, em exercícios para estudo de operações de manutenção de paz resultou em um reconhecimento mundial e o surgimento do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), centro de instrução para a difusão doutrinária acerca das Missões de Paz.
FONTE: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário