quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Segurança na fronteira ganha reforço

O Núcleo de Excelência da Universidade Federal do Amazonas -UFAM desenvolve estudos de monitoramento de fronteira da Amazônia Brasileira.

Implantar um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente por meio de Veículo Não Tripulável (VANT) são apenas algumas das ações que poderão ter o apoio do Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não-tripulados e Robôs táticos móveis.
Quem garante é o coordenador do projeto, professor Raimundo da Silva Barreto, do departamento de Ciência da Computação . O pesquisador disse que durante o período de quatro anos, o Núcleo reunirá profissionais de diversas instituições de pesquisa, não somente do Amazonas, mas de outros estados da federação para desenvolver projetos específicos, com ênfase a segurança e ao monitoramento do meio ambiente.
O coordenador comenta que, o Núcleo se constitui de duas linhas de pesquisas, o que possibilitará a formação de profissionais habilitados nesta área do conhecimento, além do que deverá agregar estudantes de graduação (iniciação cientifica) e pós-graduação (mestrado e doutorado).
Apoio

O Núcleo tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no valor total de R$ 381.134,60, cujo objetivo é visar o melhoramento de processos, métodos e técnicas de Veículos Aéreos Não-tripulados e Robôs táticos móveis.
Benefício
Dentre os benefícios que o Núcleo trará, o professor destaca dois aspectos cruciais: O primeiro é o fator aglutinador de profissionais, o que possibilitará a troca de experiência e conhecimento. E, em seguida, o segundo aspecto, será a aquisição de equipamentos específicos, que darão suporte a pesquisa, como também será possível o desdobramento para outras investigações nesta área do conhecimento.
Outro aspecto mencionado pelo professor em relação aos resultados, dentre o item segurança, é a concretização dos resultados, o que deixará o Amazonas numa condição favorável, no que tange ao controle das fronteiras. Uma vez que, esses locais ocorrem com freqüência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades subversivas. O Veículo Aéreo Não Tripulável (VANT) desempenhará funções estratégicas como a captura de informações que posteriormente serão processadas e encaminhadas a órgãos competentes como a Policia Federal (PF) e o Exercito Brasileiro.
São inúmeras as vantagens com a aquisição desse equipamento, diz o professor que aponta alguns problemas ambientas que podem ser solucionados. “Será possível detectar enchentes, desmoronamentos, dentre fenômenos naturais que comprometem a vida do cidadão comum. A idéia dos robôs táticos, por exemplo, é detectar focos de incêndio”, completa.
Para o coordenador, o custo é bem menor do que o uso de uma aeronave tradicional e terá o mesmo desempenho que qualquer outra aeronave. “Medindo aproximadamente 2m de comprimento, o VANT pode levar vários sensores, filmadora e máquina fotográfica para captar imagens e repassadas a Base de Estudos”, finaliza.

Fonte:portal.ufam.edu.br

Parabéns pela iniciativa aos amigos da UFAM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário